1 de outubro de 2010

Futebol em Fartura


LAZINHO FELIZARDO

Primeiro jogador ao lado do diretor Leônidas Del Cístia, o zagueiro Lazinho Felizardo era um dos destaques desse esquadrão do Fartura Esporte Clube, que em 1962 venceu a equipe do Garça Esporte Clube por 2 a 1 no Estádio Belgrave Teixeira de Carvalho.
O time farturense jogou com Lazinho, Azevedo, Wenceslau, Carijó, Danilo e Zé Perini – em pé; Marião, Moreno, Babá, Marim e Alair – agachados.
Boa parte dos jogadores, seis na verdade, eram reforços trazidos de São Paulo por Dito Prioli e Orlindo Rodrigues para a disputa do Campeonato Amador da Região de Santa Cruz do Rio Pardo.
Já falecido, Lazinho Felizardo encerrou a carreira jogando pela vizinha cidade de Carlópolis, onde era estimado por todos.
Fica aqui também a nossa singela homenagem aos saudosos João Moreno e Danilo Garbelotto.
 

VERDADEIRO ENGUIÇO

Já foi publicado duas fotos de times de futebol conhecidos como Enguiço e foi contestada por esportistas da época. Agora a terceira foto, que dizem ser a do verdadeiro Enguiço Futebol Clube, time que surgiu de desavenças entre jogadores de Fartura e Taguaí.
Nessa foto de 1952 estão os “enguiceiros” Dinho Alves, Olavo Alves, Negrão de Sorocabana, Adamo Gigliucci, Orestes Garbelotti e José Garcia – em pé; Tato Gobbo, Bicó Gobbo, Nestor Pim, Betão Alves e Leoni Cromeck – agachados.
O técnico era Leônidas Del Cístia, que depois veio a ser prefeito de Fartura, eleito em 1955.
Enguiço, segundo o Dicionário Aurélio, quer dizer mau-olhado, quebranto, má sorte, caiporismo, obstáculo, estorvo, empecilho, desarranjo ou desconcerto.Mas o nome do time queria dizer “encrenca” mesmo!

Nenhum comentário: